sexta-feira, 26 de março de 2010

NORMAS REGULAMENTARES DA BIBLIOTECA ESCOLAR PE. ANCHIETA DA EEB DOM JOAQUIM

NORMAS REGULAMENTARES DA
BIBLIOTECA ESCOLAR PE. ANCHIETA DA EEB DOM JOAQUIM



1. OBJETIVO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DA EEB DOM JOAQUIM

Servir a comunidade escolar da EEB Dom Joaquim e a comunidade local, auxiliando no
processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem, estudo, leitura e pesquisa, contribuindo para a formação pessoal e social do seu utilizador.

2 INSCRIÇÃO: UTILIZADOR e UTILIZADOR/LEITOR

2.1 São admitidos como utilizadores da Biblioteca Escolar todos os professores, alunos, funcionários da EEB Dom Joaquim e toda comunidade local.

2.2 O utilizador/leitor é aquele que, devidamente cadastrado, pode usufruir do empréstimo domiciliário das obras literárias disponíveis na Biblioteca.

2.3 A admissão como utilizador/leitor da Biblioteca, o que possibilita a retirada como empréstimo domiciliar, de obras literárias, faz-se mediante o registro em caderno/planilha própria, onde consta nome, turma, telefone e o número do registro.

3 FUNCIONAMENTO

3.1 Os objetos pessoais devem ser deixados à entrada da Biblioteca. Os alunos não deverão trazer suas pastas/mochilas para a Biblioteca

3.2 Na pesquisa individual, a escolha do lugar na sala é livre, conforme a disponibilidade e/ou orientação do(a) funcionário(a). Na pesquisa coordenada pelo(a) professor(a), através do agendamento das aulas, toda a turma deverá ficar na mesma ala (pesquisa só em mídia impressa: lado direito; pesquisa na mídia Internet: lado esquerdo)

3.3 Os utilizadores poderão consultar qualquer documento/livro, sendo-lhes facultado livre acesso às estantes dos documentos/livros.

3.4 Os utilizadores não devem, sem autorização do(a) funcionário(a), circular com os documentos/livros de uma área para outra ou retira-los da Biblioteca.

3.5 Os documentos/livros retirados das estantes, depois de utilizados, devem ser recolocados nos devidos lugares pelos utilizadores.

3.6 Os periódicos, depois de utilizados, deverão ser deixados na mesa da área.

3.7 Os utilizadores não poderão comer ou beber em nenhuma área da Biblioteca. Igualmente não é permitida a deslocação do mobiliário sem autorização expressa da funcionária da Biblioteca.

3.8 Não é permitido riscar, danificar, dobrar ou inutilizar as folhas ou capas dos livros e periódicos ou retirar qualquer sinalização posta pelos serviços da Biblioteca (numeração, carimbos) nos documentos.

4 UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA PELOS PROFESSORES TITULARES DE TURMA

4.1 O(A) professor(a) titular de turma quando quiser usufruir da Biblioteca Escolar com a sua turma, deve inscrever-se em planilha/agenda própria, indicando o(s) dia(s), a(s) aula(s) e o lado da biblioteca que necessitará..

4.2 A planilha/agenda está afixada na Biblioteca.

5 ÁREA DE CONSULTA NA INTERNET

5.1 Para usarem os computadores, os utilizadores têm que agendar anteriormente.

5.2 Os professores, para trazerem suas turmas, agendarão conforme as aulas que irão utilizar.

5.3 Os alunos da EEB Dom Joaquim poderão agendar horários para o contraturno.

5.4 O tempo de utilização dos computadores pode variar de uma a duas aulas,

5.5 Na área de consulta na Internet, são apenas permitidos 2 (dois) alunos por computador.

5.6 Não são permitidos jogos, MSN, orkut e e-mail sem a verificação do(a) professor(a) ou do(a) funcionário(a) responsável, incorrendo na pena de não voltarem a utilizar os computadores.

5.7 Os utilizadores devem estar em silêncio, se perturbarem o funcionamento da Biblioteca poderão ser convidados a se retirarem da mesma,

6 EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO

6.1 É concedido o empréstimo domiciliário somente dos livros de leitura de literatura brasileira ou estrangeira.

6.2 É admitida a leitura domiciliária (empréstimo) de apenas um livro por vez, pelo período de uma semana, renovável por mais uma semana.

6.3 Os atrasos, deteriorações e extravio de livros emprestados para leitura domiciliária são penalizados com sanções que poderão ir desde o pagamento ou reposição dos mesmos até à suspensão temporária ou permanente do empréstimo domiciliário.

6.4 Cada utilizador/leitor é responsável pelo estado de conservação e pelo extravio dos livros emprestados. Recomenda-se a não cedência dos mesmos a terceiros.

6.5 Não é permitido o empréstimo para leitura domiciliar de documentos/livros tais como obras de referência, nomeadamente, dicionários, enciclopédias, publicações periódicas, livros didáticos e paradidáticos.

6.6 O utilizador/leitor poderá contribuir com a Biblioteca, sendo que essa contribuição deverá ser aplicada na gestão da mesma.

6.7 Poderá ser utilizador/leitor qualquer pessoa da comunidade escolar ou da comunidade local.

7 TRABALHO DE GRUPO

7.1 O trabalho em grupo é permitido nas duas alas da Biblioteca.

7.2 Esta atividade não deverá perturbar a tranquilidade e o silêncio necessários na Biblioteca. Caso contrário, o grupo poderá ser convidado a voltar para sua sala.

8 IMPRESSÃO/REPRODUÇÃO

8.1 O arquivamento para a impressão de trabalhos realizados nos computadores da Biblioteca devem ser nos e-mails dos utilizadores com a devida autorização do(a) professor(a) ou funcionário(a) da biblioteca..

8.2 A impressão dos trabalhos não poderá ser realizada na Biblioteca.

9 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

9.1 A biblioteca Escolar funcionará durante o período das aulas, ou seja, das 7h50min às 12h50min, das 13h11min às 17h11min e das 19h às 22h30min.

10 RECOMENDAÇÕES AOS UTILIZADORES

10.1 Cumprir as normas regulamentais da Biblioteca.

10.2 Manter o mínimo de ruído, respeitando a necessidade de silêncio para trabalhar.

10.3 Acatar e respeitar a autoridade do(a) funcionário(a) da Biblioteca e dos professores responsáveis.

10.4 Respeitar a integridade dos documentos, pois são patrimônio da comunidade escolar.

10.5 Cumprir as condições do empréstimo domiciliário.

11 ATRIBUIÇÕES DO DO(A) FUNCIONÁRIO(A) DA BIBLIOTECA

11.1 Elaborar as Normas Regulamentais da Biblioteca Escolar, onde está explicitado o funcionamento da mesma.

11.2 Planejar a organização e o funcionamento da biblioteca escolar, em consonância com o Plano Político-Pedagógico.

11.3 Agendar a utilização da Biblioteca em planilha/agenda própria.

11.4 Selecionar, juntamente com docentes e a coordenação pedagógica, material bibliográfico.

11.5 Registrar os documentos disponíveis na Biblioteca Escolar;

11.6 Orientar os utilizadores sobre o funcionamento e bom uso da Biblioteca;

11.7 Colocar a Biblioteca à disposição da comunidade escolar e da comunidade local, obedecendo ao horário de funcionamento da Escola.

12. DOCUMENTOS/OBRAS DISPONÍVEIS

12.1 Estão à disposição dos utilizadores, para suas pesquisas, livros das diversas áreas do conhecimento: Português, Inglês, Matemática, Ciências, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Santa Catarina, Estudos Regionais, Artes, Religião, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Educação (Didática, Estrutura, Historia e Filosofia da Educação). Fazem parte do acervo 996 volumes de diversas enciclopédias e dicionários de variados autores.

12.2 Estão à disposição dos utilizadores/leitores, para empréstimos domiciliares 1737 livros de literatura infanto-juvenil e 2418 livros de literatura brasileira e estrangeira, clássica ou popular.

12.3 Doze computadores estão devidamente instalados para as pesquisas on line dos utilizadores.

12.4 A Biblioteca recebe diariamente os jornais Diário Catarinense, A Notícia e Notisul; mensalmente as revistas Isto É e ITs.

13 MANUTENÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

13.1 A Biblioteca conta com a doação de equipamentos e livros do Governo do Estado de Santa Catarina.

13.2 O Ministério da Educação, colabora com as bibliotecas escolares, com o envio de obras através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE -, com o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE – e o Programa Nacional da Biblioteca da Escola para o Ensino Médio – PNBEM.

13.3 A Escola investe recursos próprios para a aquisição de equipamentos e compra de obras literárias e didático-pedagógicas.

13.4 A Biblioteca utiliza as contribuições para a compra de obras literárias bastante requisitadas pelos alunos.

14. FUNCIONÁRIAS RESPONSÁVEIS PELA BIBLIOTECA ESCOLAR DA EEB DOM JOAQUIM

14.1 As educadoras Angela A. Altoff Raldi e Maria Aparecida Adão Pereira são, em 2010, as responsáveis pela organização, atendimento e funcionamento da Biblioteca Escolar Pe. Anchieta da EEB Dom Joaquim.

Nenhum comentário: