sexta-feira, 20 de março de 2009

PROJETO: ÁGUA, FONTE DE VIDA

Projeto: ÁGUA, FONTE DE VIDA

Disciplinas: Ciências e Biologia

Tema: ÁGUA

Problematização: através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.

Justificativa: O trabalho com o tema “água, fonte de vida” deverá apresentar para os estudantes uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Objetivo Geral: Ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

Objetivos específicos:
- Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

Metodologia: Etapas previstas:
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
2ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
3ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;

4ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
5ª Etapa: - Pesquisa: como está a água (potável) no nosso município;
- Documentário sobre o tratamento da água em nosso município (Casan);

Recursos: revistas, jornais, livros, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural.
Pessoal envolvido: alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e de 1ª a 3ª séries do Ensino Médio e professores de Ciências e Biologia.






























Nenhum comentário: