sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PALESTRA DO SUBTETENTE CÉSAR PARA ALUNOS DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, DO PROFº ORILDO











VISITA DA 8ª SÉRIE 02 À SEDE DO CIACA - Consórcio Intermunicipal de Abrigo para Crianças e Adolescentes

VISITA DA 8ª série 02 ao CIACA - Consórcio Intermunicipal de Abrigo para Crianças e Adolescentes


Os alunos da 8° série 02, juntamente com a professora de Português,Valdete Wernck Matos, e a assessora de direção, Lucília da Silva Heidemann, da E.E.B. Dom Joaquim, foram visitar a instituição CIACA - Consórcio Intermunicipal de Abrigo para Crianças e Adolescentes -, sediada em Braço do Norte, para efetuar a doação de alimentos e brinquedos que foram arrecadados pelos próprios alunos e com a participação do Movimento de Irmãos.
O grupo foi muito bem recebido.
O CIACA é uma instituição responsável por zelar pela integridade física e emocional de crianças e adolescentes.
A rotina na casa inicia-se cedo, às 7h, acordam para o café da manhã. Como todos continuam frequentando a escola, no contra turno recebem reforço escolar, brincam, ajudam nas atividades da instituição, e, através de parcerias com a iniciativa privada e programas da rede socioassistencial do município, participam de aulas de balé, academias, dentre outros cursos, e todos são levados pelo transporte da entidade. Também fazem bastantes passeios nos feriados como ir ao cinema, ao shopping, dentre outros lugares.
O CIACA funciona como uma casa e, além de receberem todo cuidado e as atividades proporcionadas, os abrigados recebem muito carinho.
O CIACA conta com o trabalho de uma coordenadora, assistentes sociais, cozinheira, agente de serviços gerais, psicóloga, pedagogas, motorista e educadoras sociais e também com a colaboração da comunidade, que ajuda doando alimentos, brinquedos e roupas.
O CIACA é mantido por nove municípios consorciados da região: Orleans, Gravatal, São Ludgero, Armazém, Grão-Pará, Rio Fortuna, São Martinho, Santa Rosa de Lima e Braço do Norte.