quarta-feira, 27 de maio de 2009

LAGUNA - SANTA CATARINA

LAGUNA – SANTA CATARINA

História da Cidade

A história de Laguna começou há seis mil anos com os primeiros registros de comunidades pré-históricas, os sambaquis, chamado pescadores-coletores, formações elevadas compostas de conchas, ossos, restos de fogueiras e artefatos, alguns com 35 metros de altura.
O povo dos sambaquis, de acordo com estudos, teve contato com os xoklengs e carijós vindos do oeste, e absorveu a cultura de outras tribos. Os índios se adaptaram a região devido à proximidade com a lagoa, uma fonte de alimentos.
De acordo com levantamento do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) o município conta com 43 sítios arqueológicos, de artefatos do povo sambaqui e dos guaranis.
Laguna nasceu em terras de disputa colonial. Durante os séculos XVII e XVIII, as disputas de terras entre as metrópoles portuguesa e espanhola resultaram no Tratado de Tordesilhas (1494). Desse conflito entre metrópoles, uma extensa colônia passava a se formar.
De 1500 a 1700, mais de 100 mil portugueses se deslocaram para o Brasil-Colônia. Portugal temia invasões espanholas no Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, áreas estratégicas para se chegar ao Rio da Prata.
O litoral permitia o abastecimento de água e alimentos às embarcações. Na disputa, a necessidade de alargar as fronteiras da colônia Brasil. Contudo, somente no século XIX, foram dados os primeiros passos para uma ocupação mais efetiva do território, com políticas de povoamento para o Sul.
Segundo o historiador Antônio Carlos Marega, Laguna foi colonizada em duas etapas: a primeira, no século XVIII, meados de 1740, desbravou a região costeira da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, região que vai do Bananal até a Madre, passando por Ribeirão Pequeno. Esses primeiros colonizadores, conhecidos como Portugueses dos Açores, procuraram habitar o local em busca da pesca e do solo produtivo.
Já na segunda etapa da colonização, na primeira metade do século XIX, com o crescimento do porto, os chamados Portugueses do Continente, trouxeram o desenvolvimento econômico para a cidade. "Foram eles que injetaram dinheiro no local, formando a cadeia genealógica (famílias tradicionais) e a cultura lagunense", acrescenta o historiador.
Laguna é considerada o berço da cultura catarinense. A cidade foi fundada em 29 de julho de 1676.

Datas marcantes no contexto histórico do município

1494 – o Rei de Portugal Dom João II assina o Tratado de Tordesilhas. Esse tratado estabelecia um meridiano imaginário, situado a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, nas costas da África. As terras a oeste desse meridiano pertenceriam à Espanha, e as terras a leste seriam de Portugal. A linha imaginária passava por Laguna. O monumento do Tratado está localizado ao lado da rodoviária no Centro Histórico.
1676 – O bandeirantes Domingos de Brito Peixoto chega na Vila de Laguna, uma solicitação do rei de Portugal, para expandir a fronteira do Tratado de Tordesilhas. A vila se transformou em ponto de partida de expedições.

Com a chegada dos bandeirantes, a Vila, de origem indígena, foi organizada e povoada.
1839 – O revolucionário italiano Garibaldi, David Canabarro, Teixeira Nunes e soldados farroupilhas conquistam a Vila, declarando a República Catarinense.Uma tentativa de separar o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, do comando do império.
1839 no dia 29 de julho - A Câmara de Vereadores de Laguna, presidida por Vicente Francisco de Oliveira, proclama a independência, chamando de República Catarinense ou República Juliana.
1839 no dia 4 de novembro – Batalha naval em Imbituba entre farroupilhas e imperialistas. Episódio que teve a participação de Anita, já apaixonada pelo revolucionário Garibaldi.
1839 no dia 9 de novembro - Garibaldi pressionado por Canabarro ataca a cidade vizinha de Imaruí, ficando o episódio conhecido como o Saque de Imaruí, onde comida e objetos pessoas foram levados pelos soldados farroupilhas, que estavam passando frio e fome.
1839 no dia 15 de novembro – Batalha naval, entre imperialistas e republicanos, na Barra de Laguna, os republicanos são derrotados e acabam deixando a vila.

FONTE: Assessoria de Imprensa PML

Cultura

Colonização Açoriana

As primeiras famílias açorianas chegaram à Laguna em meados de 1749, sendo que logo após outros colonizadores foram se instalando por esta região e também em outros locais do litoral catarinense. Junto com eles vieram os costumes que aos poucos foram se incorporando nas novas terras. Foram estes colonizadores que trouxeram para cá o trigo, o açúcar, o feijão, o linho e o cânhamo, e criaram também os engenhos de cana e farinha movidos por animais. Estes engenhos ainda podem ser encontrados no interior da cidade. Outros segmentos trazidos pelos colonizadores foram o comércio de peixe seco, a agricultura, a navegação e a pesca. As mulheres trouxeram com eles a tradição da Renda de Bilro e as Festas Religiosas, como a festa do Divino Espírito Santo, que iniciava-se na páscoa e terminava em Pentecostes. Estes e outros mais são alguns costumes que o povo lagunense herdou dos seus antepassados açorianos.

Folclore

Boi de Mamão - Dança folclórica, onde alguns participantes se vestem de animais e interagem com as pessoas.
Pau de fita - Modo de dança infantil e adulto, que consiste numa apreciação de roda com fitas coloridas e no centro um mastro onde essas fitas ficam traçadas.

Bandeira do Divino - Consiste numa peregrinação religiosa com cantores que saem pelas ruas da cidade para apresentarem a bandeira com a imagem do Divino Espírito Santo, a qual tiram pedaços de fitas para abençoar as residências dos católicos.

Cantoria de Terno de Reis - Cantores que homenageiam o nascimento de Jesus e os reis magos próximo ao Natal. Esta apresentação é feita pelas ruas dos bairros da cidade. Estas e outras apresentações como, Ratoeira e Dança do Arco foram herdadas da cultura açoriana e mantidas em algumas comunidades do município. Todas são realizadas especialmente em festas locais.

Capoeira - Cultura afro/brasileira que também é muito praticada pelos jovens lagunenses.

Artesanato

Renda de Bilro - A renda de Bilro é uma arte popular que se mantém viva em algumas regiões há três séculos, trazida pelas famílias açorianas de pescadores que vieram para a Ilha do Desterro e se espalharam pelo litoral chegando em Laguna. A Ponta da Barra e a Passagem da Barra são as principais localidades que ainda mantém a tradição. A Renda de Bilro é classificada como um artesanato folclórico por pertencer a uma corporação de artesãos, cuja tradição é transmitida de mãe para filha. A Renda de Bilro antigamente era considerada altamente lucrativa, hoje representa apenas um aumento na economia do lar. Os maiores compradores são turistas. Trilhos, toalhas e jogos de quarto são as peças mais procuradas. Este artesanato se constitui num entrelaçamento de fios, que compõem um desenho. Para a confecção da Renda de Bilro, não se utiliza agulha, mas sim Bilros, uma espécie de pé de metal ou madeira onde se prende a linha, a técnica exige muita rapidez para ser confeccionada. As mãos da obreira atingem uma velocidade tal que nem mesmo em câmera lenta se consegue visualizar entrelaçamento dos fios nos Bilros.


Outros artesanatos - também confeccionados na cidade são: redes de pesca, tarrafas, crochê, crivo, troco, tapeçaria em teares manuais, palha, barro, bordados, cerâmica, pinturas em diversas técnicas, objetos e lembranças com uso de conchas moluscos, esculturas e biscuit.

Música
Laguna possui uma grande vocação musical. Citamos como destaque da nossa cidade três bandas: Banda União dos Artistas, Banda Carlos Gomes e Coral Santo Antônio dos Anjos.

Pontos Turisticos

Fonte da Carioca
Também chamada de Fonte dos Namorados, foi construída por escravos em 1863. Diz o ditado popular que "Quem bebe desta água sempre retorna a Laguna e seus amores".

Casa Pinto D'Ulisséa
É uma réplica de uma quinta portuguesa, totalmente revestida com azulejos importados de Portugal. Uma casa de muito luxo para a época, 1866.

Casa de Anita
Restaurada na década de 70 e transformada em relicário histórico. Ali Anita vestiu-se para casar a primeira vez. Contém uma urna com terra da sepultura de Anita Garibaldi, do cemitério de Ravena, Itália.

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos
Substituiu a capela de pau-a-pique construída pelo fundador Domingos de Brito Peixoto em 1696, que está enterrado sob o altar-mor. A imagem de Santo Antônio dos Anjos foi esculpida na Bahia em cedro enviado de Laguna. A pia batismal é feita de um só bloco de pedra gnaisse. A Imaculada Conceição "La Madonna" do pintor catarinense Victor Meirelles, executada em Roma em 1856, repousa no interior da igreja.

Marco de Tordesilhas
A 7 de Junho de 1494, foi assinado entre Portugal e Espanha o Tratado de Tordesilhas, que fixava uma linha divisória a 370 léguas a oeste de Cabo Verde, passando ao norte no Pará e ao sul em Laguna.

Estátua N.S. da Glória
Do alto do Morro da Glória, tenha uma vista panorâmica das praias e da cidade.

Farol de Santa Marta
Considerado o maior das Américas, é o 3o do mundo em alcance, distante 17Km do centro da cidade.

Museu Anita Garibaldi
Prédio histórico construído em 1747 com a denominação de Paço do Conselho. Neste lugar foi proclamada a República Juliana em 1839.


LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Dados Gerais

Área
353km2 , sendo 129km2 de zona urbana, distrito de Pescaria Brava com 28km2 e Ribeirão Pequeno com area de 126km2

População
Total de 50.452 habitantes, segundo censo IBGE/2006

Faixa Litorânea
Extensão 28.706 metros

Localização
Situado na Região Sul do Estado de Santa Catarina. Apresenta latitude de 280 28' 54'' ao Sul e longitude 480 46'56'' à W de Greenwich e altitude média de 4 metros

Limites
Ao norte município de Imbituba e Imaruí,
Ao sul o município de Jaguaruna
Ao oeste, os municípios de Capivari de Baixo, Gravatal e Tubarão,
Ao leste, com o Oceano Atlântico

Faixa Litorânea
Extensão 28.706 metros

Distâncias
Tubarão 30 Km.
Criciúma 69 Km.
Florianópolis 110 Km.
São Paulo 815 Km
Curitiba 410 Km
Rio de Janeiro 1254 Km
Imbituba 30 Km
Garopaba 51 Km
Caxias do Sul 368 Km
Gramado 459 Km
Lages 247 Km

Rodovia
Através da BR-101, pela zona Norte, por Jaguaruna pela zona Sul e Capivari de Baixo pela zona Oeste e BR 116 com conexão SC 436 (Lages) principalmente para turistas residentes no Oeste do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina

Aeroportos
Aeroporto Diomício Freitas (128 Km) Forquilhinha Fone: 48 438-1214

Aeroporto Hercílio Luz (136 Km)
Florianópolis Fone: 48 331-4000

Porto de Laguna
Capacidade para Iates, veleiros e barcos de pesca.
Porto Pesqueiro 80 toneladas gelo/dia
Cais: 300 metros
Latitude: 28º 29' 47"
Longitude: 48º 46' 09

Temperatura
Média anual é de 19,70c, máxima absoluta em torno de 36,30c e mínima de 16,50c, entretanto no inverno a mínima registrada é de 5,2º C

Hidrografia
No município de Laguna a principal bacia fluvial é a do Rio Tubarão. No Delta do Rio Tubarão os principais rios são: Rio Sambaqui pequeno, Rio Sambaqui, Rio da Carniça, Rio da Madre, Canal da Jaguaruna e Rio do Meio. Outras pequenas bacias se localizam a oeste das Lagoas Santo Antônio e Imaruí, são de rios poucos extensos e encaichoeirados. Os principais rios são Rio Carreira do Siqueiro, Ribeirão da Pescaria Brava, rio Parobé, Ribeirão Pequeno, Ribeirão Grande e rio Taquaruçu.Todos os braços são fartos em pescado

Pico
Morro Grande - 423m (Morro da Embratel), Morro do Cupido - 365m e Morro dos Mendes

Lagoas
As lagoas ligam-se ao Oceano através da Lagoa de Santo Antônio, pelo Molhes da Barra e pela Lagoa do Camacho possuem sanilidade variável devido a interligação e a distância do mar. São elas: Mirim, Imaruí, Santo Antônio, Santa Marta, Camacho, Garopaba do Sul, Manteiga e Ribeirão Grande. Há por todas áreas inúmeros canais de irrigação e drenagem para a agricultura e pecuária. As lagoas são de grande importância econômica pela quantidade de peixes e camarão que produzem

Vegetação
Diversificada, típica de Mata Atlântica e também com áreas de restinga e mangue. Algumas espécies nativas da região: Bromélias, butiazeiro, coqueiros, gerivá, ipê amarelo, aroeira, araçá, pitanga, taquareira, palmito, xaxim, canela, etc

Economia
A economia do município baseia-se principalmente na Pesca, com alta produção de camarão e siri em suas lagoas e de pescados na costa do Atlântico Sul. A pecuária e a agricultura são desenvolvidas principalmente no interior.
O turismo e o comércio são outros fatores econômicos


Praias

Praia de Itapirubá
Possui 12 quilômetros de extensão e abriga uma pequena povoação. Encontra-se localizada próxima à divisa da cidade de Imbituba com Laguna.

Praia do Mar Grosso
É a praia mais próxima do centro da cidade é a mais freqüentada do município. Com 3 quilômetros, estende-se em meio a um desenvolvido balneário com bares, hotéis, restaurantes e lojas.

Praia do Gi
Com 6 quilômetros de extensão, esta praia encontra-se fixada numa pequena elevação de terras e rochas denominada Ponta do Gi.

Praia da Tereza
Distante três quilômetros da balsa, é excelente para os que desejam momentos de descanso à beira mar.

Praia da Galheta
Praia para quem procura paz e harmonia com a natureza. É bastante procurada por surfistas e veranistas. Possui bares, restaurantes e sambaquis.

Prainha do Farol
Também conhecida como prainha. É conhecida internacionalmente graças à presença do Farol de Santa Marta. O surfe é muito praticado pela juventude. Possui restaurantes e boas pousadas.

Praia do Sol
Praia bonita e tranqüila com uma urbanização de qualidade abriga um balneário bem planejado. Local ideal para morar e viver.

Praia do Iró
Fica entre a praia do Gi e do Mar-Grosso. A pequena faixa de areia e rochas cor-de-rosa cativam pela sua beleza e rusticidade.

Praia Molhes da Barra
Localizada ao lado da praia do Mar-Grosso possui ótimas formações de ondas devido aos molhes. Ideal para o surfe e pesca.

Praia dos Botos
Localizada na margem norte do canal dos molhes, suas águas tranqüilas oferecem o espetáculo da pesca com auxílio dos botos e passeios de escuna e bote.

Praia do Seis
Um lugar tranqüilo na margem sul do canal dos molhes com diversos bares e restaurantes onde são servidos deliciosos pratos com frutos do mar.

Praia do Tamborete
Também conhecida como praia da ponta, localiza-se junto ao molhe sul, sendo muito procurada para acampamentos, prática de surfe e pesca submarina.

Praia do Gravatá
Praia totalmente agreste. O acesso é feito a pé. No trajeto é possível encontrar o butiá, saboroso fruto da região, árvore símbolo do município.

Praia do Maneloni
Também conhecida como praia do siri, situa-se após a prova do Gravatá (o acesso é feito a pé). Logo após a faixa de areia há um costão com 40 metros de altura.

Praia do Ypuã
Também conhecida por ilhota, vem logo a seguir à praia da Tereza é muito freqüentada por turistas que apreciam sua beleza. Foi urbanizada recentemente.

Praia Grande
Localizada entre a praia da Galheta e a Prainha do Farol de Santa, em sua extensão possui grandes dunas que possibilitam a prática do sandboard.

Praia da Cigana
Freqüentada por pescadores e banhistas que gostam de lugares sossegados no sentido Norte-Sul. É a última praia de Laguna passeio imperdível.

Praia de Cabeçuda
Próxima ao trevo de Laguna e à beira das lagoas de Santo Antônio e Imaruí é bastante procurada pelos veranistas da região e pelos moradores da localidade.




ATIVIDADES

LAGUNA – SANTA CATARINA

1 - A história de Laguna começou há seis mil anos com os primeiros registros de comunidades pré-históricas, os sambaquis. O que são sambaquis?

2 – Quando chegaram as primeiras famílias açorianas em Laguna?

3 - Quando foi fundada a cidade de Laguna?

4 - Laguna situa-se na Região Sul do Estado de Santa Catarina. Quais são seus limites:
a) Ao norte municípios de __________________
b) Ao sul o município de __________________
c) Ao oeste, os municípios de _____________________
d) Ao leste, com ___________________

5 - Segundo o historiador Antônio Carlos Marega, Laguna foi colonizada em duas etapas.
a) Explique a primeira etapa.
a) Explique a segunda etapa.

6 – Em 1494 o Rei de Portugal, Dom João II, assina o Tratado de Tordesilhas. O que estabelecia este Tratado?

7 – Onde está localizado o monumento do Tratado de Tordesilhas?

8 – Em 1839 vários acontecimentos mudaram a história de Laguna. David Canabarro,Teixeira Nunes, o revolucionário italiano Garibaldi e soldados farroupilhas conquistam a Vila, declarando a República Catarinense.Uma tentativa de separar o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, do comando do império. Dê as datas dos seguintes acontecimentos:
a) A Câmara de Vereadores de Laguna, presidida por Vicente Francisco de Oliveira, proclama a independência, chamando de República Catarinense ou República Juliana.
b) Batalha naval em Imbituba entre farroupilhas e imperialistas. Episódio que teve a participação de Anita, já apaixonada pelo revolucionário Garibaldi.
c) Garibaldi pressionado por Canabarro ataca a cidade vizinha de Imaruí, ficando o episódio conhecido como o Saque de Imaruí, onde comida e objetos pessoas foram levados pelos soldados farroupilhas, que estavam passando frio e fome.
d) Batalha naval, entre imperialistas e republicanos, na Barra de Laguna, os republicanos são derrotados e acabam deixando a vila.

9 – Cite 5 atividades folclóricas desenvolvidas em Laguna.

10 – Cite 8 pontos turísticos de Laguna.

11 - Cite o nome de 10 praias de Laguna.